Blog
Media Training em saúde: o que é e por que o médico deve fazer?



O curso de Media Training hoje em dia é fundamental para o médico ou profissional de saúde não só para aprenderem a falar com a imprensa, mas também com o público por meio de suas redes sociais.   

Antigamente, apenas grandes empresas contratavam esse treinamento de porta-vozes para capacitar seus líderes a dar entrevistas e não ficar em saias justas. Mas com a possibilidade de hoje você mesmo criar seu canal de notícias, o Media Training deve estar na sua lista de prioridades de aprimoramento.  

Conceder entrevistas ou gravar vídeos para o público envolve uma série de fatores que você deve saber. De acordo com o Manual de Publicidade Médica do CFM, o médico deve educar o paciente sobre saúde, então sua entrevista deve sempre ter o cunho informativo e nunca de autopromoção.  

Algumas expressões são proibidas de serem usadas, tais como: “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” ou outras similares.  

Media Training na área médica: o que é? 


O Media Training é, como o nome diz, um treinamento de como falar com a imprensa. Nele, ajudamos você a aperfeiçoar a sua comunicação com o objetivo de torná-la clara, direta e assertiva. Pontuamos seus pontos fortes e mostramos o que é preciso melhorar.  

Dar uma entrevista é uma oportunidade única, mas se você não estiver preparado, isso pode se tornar um desastre para o seu nome, da sua clínica, hospital ou instituição.   

É preciso pensar em todas as interpretações que sua fala pode ter, principalmente se você atua em área sensível ou está administrando uma crise.  

Ter o apoio de uma assessoria de imprensa para orientá-lo em suas entrevistas e poder filtrar matérias que não sejam boas é um ponto a se pensar.   

Afinal, se você ainda não é conhecido dos jornalistas, será difícil ser convidado para uma entrevista, e a assessoria fará esse papel de apresentá-lo aos repórteres da sua área.  

Entrevista para a imprensa: o que o médico deve saber 

São três os principais pilares para uma boa entrevista. Anote:  

- CONHECIMENTO 

Saiba profundamente sobre o tema que será abordado. Esteja com dados, estudos e as últimas atualizações do tema na ponta da língua. Afinal, você não quer ser perguntado sobre algum detalhe que desconheça e passar uma impressão de despreparado, não é mesmo?  

- NÃO FALE EM OFF 

Falar em off é achar-se amigo do jornalista e confidenciar a ele algo que você não quer que saia na matéria. Saiba que isso pode virar o furo de reportagem dos sonhos do jornalista. Portanto, se tem uma informação que não pode ser “vazada”, não comente.  

- LINGUAGEM NÃO VERBAL 

Você fala mesmo calado, sabia? Balançar para um lado e outro pode aparentar desconforto com o tema; olhar para cima, desconhecimento sobre o assunto; não olhar nos olhos do entrevistador pode significar insegurança, falta de preparo, timidez, mentira e falta de precisão.​ Está vendo como é preciso treinar?  

Saiba como se vestir para uma entrevista neste artigo: Como o médico deve se vestir para uma entrevista na TV?  

Erros graves: o que faz o jornalista não querer ouvir certo médico 

Sim, há algumas faltas graves que podem colocá-lo na geladeira de fontes do jornalista de saúde. E saber o que você não deve fazer de errado é o caminho para ter sucesso como fonte. Listamos alguns desses erros imperdoáveis: 

  1. Pedir para ler a matéria antes de ser publicada. 
  2. Falar de forma complexa, de uma maneira que apenas outros médicos entendem, ou seja, com jargões médicos. 
  3. Não ser pontual. 
  4. Cancelar a entrevista em cima da hora não dando a oportunidade de o jornalista recorrer a outra fonte. 
  5. Ficar de enviar algum dado importante para a matéria e não cumprir o prazo. 
  6. Ignorar uma exclusiva e passar as mesmas informações para outro veículo. 

 Media Training para redes sociais 

O treinamento de comunicação para médicos se torna fundamental nos dias de hoje, quando todos podem ter seus próprios canais de divulgação, como seus perfis nas redes sociais. De acordo com a Internet World Stats, o Brasil tem 160 milhões de usuários de internet e 151,3 milhões de usuários do Facebook.  

Assim, não acredite estar blindado na rede social, que ninguém está vendo, que seu perfil é fechado... se alguém não gostar do que vir, vai printar! E isso vai, sim, virar matéria em jornal.   

Lembra do caso dos estudantes de medicina do Espírito Santo que fizeram uma pose obscena e postaram nas suas redes sociais achando-se protegidos? Lembre esse caso aqui.  

E esses casos delicados não se restringem a estudantes. Um médico em Campinas debochou da forma como um paciente falou pneumonia (peleumonia) e postou nas redes sociais. Relembre esse caso aqui.   

Seu perfil nas redes sociais é o seu cartão de visitas. Seja ele aberto ou fechado. Tudo o que for postado deve ser muito bem pensado e o filtro do bom senso deve ser alto.  

Como você, médico, é sua própria marca, zelar por esse patrimônio é importante. Então se não sabe como usar as redes sociais para promover seu nome, nem crie um perfil! Ou crie apenas para observar os demais.   

Leia mais: Posicionamento X polêmica: como o médico deve proceder nas redes sociais?  

Enfim, o treinamento de mídia vai lhe abrir as portas para uma comunicação mais clara, objetiva e assertiva. Aproveite para aplicar os ensinamentos na sua oratória não só com a imprensa, mas também com o paciente, seja presencialmente ou nas redes sociais.  

Quer fazer Media Training? Contate a equipe da Vithal Comunicação por WhatsApp.  



COMPARTILHE:


Veja também:

FALE CONOSCO
alinethomaz@vithal.com.br
+55 21 99846-1967
INSTAGRAM
Copyright © 2020 Direitos Reservados. Desenvolvido por Felipealves.com