10/04/2015
2015
Congresso de Cardiologia apresenta novidades no Rio

De 15 a 18 de abril, o Rio de Janeiro sedia o 32º Congresso de Cardiologia Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), evento que vai debater novidades, novas diretrizes e tendências na área cardiológica e correlatas. Estudos mostram que exercício intervalado de alta intensidade faz bem a pacientes cardiopatas e que ter uma rede de bons relacionamentos e uma crença também diminui os riscos de incidentes cardiovasculares. A dieta sem glúten pode estar contribuindo para, num futuro, o aumento de casos de aterosclerose, doença caracterizada pelo acúmulo de gordura nas artérias, pois alimentos industrializados sem glúten possuem mais gordura. Esses são apenas alguns dos temas que estarão em debate no evento que acontece no Centro de Convenções SulAmérica. São esperados entre 2 mil e 2,5 mil congressistas.

As novidades não param por aí. Pela primeira vez, o Brasil vai sediar o simpósio da European Society of Cardiology, que trará ao país os principais expoentes da cardiologia mundial. O evento chamado de ESC in Rio acontece no dia 18, das 8h às 18h. “A ESC é maior sociedade de cardiologia do mundo. Seus Congressos chegam a reunir 30 mil especialistas. Os colegas europeus têm muitas similaridades no diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares, então o que eles estão desenvolvendo lá pode ser aplicado aqui”, explica a importância do evento a presidente do 32º Congresso da Socerj, Glaucia Moraes.

Estarão na cidade experts da cardiologia mundial como o presidente do ESC e um dos maiores especialistas em imagem, Fausto Pinto (Portugal), o editor da revista científica European Heart Journal, Thomas F. Lüscher (Suíça), o professor da Universidade de Ferrara e reconhecido pelos estudos na área de hipertensão Roberto Ferrari (Itália), o professor de Cardiologia da Universidade de Creta e ex-presidente do ESC, Pano Vardas (Grécia), entre outros.

“Durante o Congresso serão abordadas novidades em marca-passos, as combinações mais adequadas de medicamentos para hipertensão, o impacto que o fumo, o álcool, o café e enérgéticos podem fazer no portador de arritmia, as novas diretrizes em aterosclerose e hipertensão, entre outros temas”, diz a presidente da Socerj, Olga Ferreira de Souza.

O dia 15 de abril será dedicado às atividades pré-congresso, tais como a Jornada Multidisciplinar de Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia, agregando profissionais de diversas áreas, que são fundamentais no tratamento dos pacientes com problemas cardíacos. Também acontece o 16º Simpósio de Cardiologia Intervencionista da Sociedade de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Estado do Rio de Janeiro (SOHCIERJ).

A programação completa do 32º Congresso da SOCERJ pode ser acessada em: http://32congresso.socerj.org.br/.




 

COMPARTILHE: