Construção de autoridade e fortalecimento do seu nome perante o público. Esses são apenas alguns dos benefícios para o médico em ter uma assessoria de imprensa.
A assessoria de imprensa é uma importante ferramenta para quem atua na área de saúde. Ela pode diferenciá-lo no mercado, alavancando seu nome na área. A assessoria trabalha para que você seja reconhecido entre os melhores médicos da sua área. Esse trabalho é contínuo e não acredite em promessas de resultados milagrosos em um curto espaço de tempo.
Os especialistas em comunicação que atuam em saúde conhecem os jornalistas e os veículos da área e sabem identificar quais temas podem render como sugestões de pauta e para quais espaços, amplificando sua voz na área. Eles também têm conhecimento sobre os melhores horários para falar com o jornalista.
A assessoria vai também ensiná-lo a falar com a imprensa e como se tornar uma fonte recorrente de um jornalista, através do media training. Nesse treinamento, mostramos a você quais as melhores práticas para se tornar uma fonte recorrente.
Saber falar bem, sem usar jargões médicos, e estar sempre disponível são alguns dos requisitos. Outras qualidades requeridas pelos jornalistas é o conhecimento aprofundado do tema e a pontualidade.
Além disso, as matérias na imprensa podem ajudar no posicionamento do seu site no Google, no momento em que os veículos façam o link para sua página. Você pode também usar essas matérias nas suas redes sociais para mostrar sua autoridade no tema, assim como dispô-las (sem ser na íntegra) no seu site.
Estar nos principais veículos de comunicação falando sobre temas da sua área tem como objetivo torná-lo referência no setor. Poder contar com um profissional especializado em comunicação em saúde é essencial para garantir que ele terá conhecimento sobre as regras do Conselho Federal de Medicina para sugeri-lo como fonte de forma ética e com a abordagem correta.
Outro benefício em ter uma assessoria é poder contar com o apoio de uma equipe para o gerenciamento de uma crise. Se você é líder em alguma instituição, poder contar com esse assessoramento é muito importante para contornar situações de desgaste minimizando os impactos na sua imagem.
- Construção de sua autoridade, afinal estar na imprensa é uma forma de conquistar a confiança de pacientes.
- Fortalecimento do seu nome/marca perante diversos públicos, como o de leigos e também o de seus pares.
- Torná-lo referência na área.
- Sugerir pautas de forma ética e com abordagem correta, sem sensacionalismo.
- Capacitá-lo para falar de forma adequada com a imprensa, respeitando prazos e esclarecendo conteúdos.
- Saber para quem direcionar uma pauta de acordo com o tema e sem desgastar sua imagem.
- Criar uma relação confiável entre você e os jornalistas de saúde.
- Ter apoio para gerenciar uma crise.
E não pense que assessoria de imprensa é apenas para poucos médicos. Todos que têm conhecimento e conteúdo de valor a transmitir devem ter uma assessoria.
Quer saber mais sobre esse trabalho? Entre em contato com a equipe da Vithal Comunicação Integrada, trabalhamos com assessoria de imprensa desde 2008.
COMPARTILHE: |