O objetivo das hashtags é trazer pessoas que não o seguem para ler seus conteúdos. Usá-las de forma estratégica pode impulsionar seu perfil
Você sabe como escolher as hashtags para os seus posts de saúde nas redes sociais? Já viu pessoas #escrevendonalegendaumafraseinteiracomhashtag ou #colocando #hashtag #em #cada #palavra #da #frase e ficou em dúvida se aquilo era válido? Então continue lendo este artigo que vamos ajudá-lo a entender melhor como funcionam as hashtags.
Primeiramente, para que servem as hashtags? Elas funcionam como palavras-chave, dividem os posts em categorias, fazendo com que a sua publicação seja encontrada quando alguém busca ou se interessa por aquela expressão ou palavra.
Mas antes de colocar hashtags aleatoriamente nos seus posts, preste atenção a estas dicas:
- BANIDAS: Pesquise antes para se certificar que a hashtag não é proibida no Instagram. Se você usá-la, seu alcance e engajamento diminuem drasticamente ou você pode ser até mesmo bloqueado. Alguns exemplos de hashtags banidas pelo Instagram: #medicina #botox #sextou #alone #overnight. Para saber se a hashtag que você quer usar está banida, vá no campo busca do Instagram. Se ela estiver proibida, vai aparecer este aviso:
- LONGAS NÃO: Não vale a pena escrever hashtags muito longas como o exemplo no início deste texto. Simplesmente porque suas chances de alguém chegar até o seu post serão quase que nulas.
- NÚMERO DE CITAÇÕES: Por outro lado, não aposte nas hashtags que já têm milhares ou milhões de citações, pois as chances de seu post aparecer no topo da busca são ínfimas. Pesquise antes de usá-la para conferir o número de citações.
- NICHO: Dê preferência às hashtags relacionadas à sua área de atuação. Repare que quando fazemos uma busca, o próprio Instagram já sugere hashtags relacionadas àquele tema. Então pesquise os termos e quantas menções ele já teve. Por exemplo: #cardiologiaclinica #cardiologiainfantil #cardiologiadoesporte
- LOCAIS: É importante também incluir hashtags do bairro/cidade no qual atende. Exemplos: #urologistarj #copacabanarj
- POLUÍDO: Não transforme o seu post em uma reunião de hashtags. Fica confuso e difícil de ler. Você pode usá-las no primeiro comentário para deixar o post mais limpo.
- QUANTIDADE IDEAL: Procure usar entre seis e oito hashtags.
- VARIE: Não use sempre as mesmas hashtags. É importante variá-las.
- PESQUISE: Uma dica interessante é tirar uns minutinhos, fazer uma busca e salvar em um arquivo diversas hashtags que tenham a ver com a sua especialidade. Mas pense em como um leigo faria a busca. Vai falar sobre cálculo renal? Não use apenas #litiase. Use também #calculorenal #cálculorenal (com acento) #pedrasnosrins...
- CONCORRÊNCIA: Veja quais hashtags seus concorrentes estão usando. Assim você pode estudar as que eles estão empregando, ver se valem também para você e ter suas próprias ideias.
Achou tudo isso complicado demais e acredita que não terá tempo para colocar em prática? Não tem problema! Busque auxílio de uma agência especializada. Na Vithal trabalhamos com mídias sociais diariamente e analisamos qual conteúdo se adequa melhor ao seu propósito. Entre em contato conosco.
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