Publicar uma foto que pode causar constrangimento ou ofender alguém, fazer um comentário preconceituoso (mesmo que essa não tenha sido sua intenção)... Antes de fazer uma postagem nas redes sociais reflita se ela poderá ser mal interpretada ou lhe causar algum problema.
Lembre-se que nas redes sociais qualquer post pode tomar grandes proporções. E, caso a crise não tenha o gerenciamento adequado, poderá colocar a sua marca, ou seja, a sua reputação em risco.
Veja o exemplo abaixo de um grupo de estudantes de medicina:
Se você quer saber como gerenciar suas redes evitando esse tipo de acontecimento, vamos ajudá-lo.
O primeiro mandamento é ter um manual de prevenção de crise!
Avaliar quais são seus pontos fortes, fracos e as ameaças da sua área e a partir daí criar uma lista de regras do que todos devem fazer e como se portar para resolver uma situação de crise.
Ter essa linha definida antes da instalação de uma crise é importante para que quando ela ocorra você consiga agir rapidamente para solucioná-la. Hoje em dia com a rapidez do compartilhamento, gerenciar uma crise de forma veloz e estruturada é muito importante.
Segundo, não se envolva em polêmicas! Evite comentar sobre assuntos políticos, por exemplo, e outros temas que não estejam relacionados ao propósito da sua página.
Fique atento a todas as menções ao seu nome nas redes sociais.
Não deixe seguidores sem resposta, pois isso também pode gerar comentários negativos.
Percebeu que a pessoa está perguntando algo que só pode ser respondido em uma consulta? Responda educadamente que o Conselho Federal de Medicina não permite atendimento por meio de redes sociais e coloque-se à disposição para solucionar as dúvidas em uma consulta.
Ter uma equipe responsável por gerenciar as suas redes também ajuda a diminuir o risco de algum desentendimento e, caso ele aconteça, a agência especializada estará apta a administrar a situação.
Quer entender mais sobre gerenciamento de crise? Veja o vídeo da nossa LIVE no Instagram.
Mantenha a calma e procure identificar onde a crise começou, porém é importante não responder de forma precipitada – muitas vezes uma resposta seca poderá piorar a situação.
Não demore muito para responder.
Não discuta com seguidores nos comentários. Recebeu uma crítica ou reclamação? Coloque-se no lugar dela, compreenda a situação e a direcione para resolução por mensagem privada.
Se o problema tiver tomado proporções maiores (muitos compartilhamentos, comentários etc.), redija um comunicado objetivo se desculpando pelo ocorrido, mas não fique se justificando excessivamente. Mas essa dica vale para grandes crises. Algo de pequeno e médio porte, responda no mesmo post e não crie um novo.
Por outro lado, se a crise se limitou ao Instagram, por exemplo, não é válido publicar o comunicado em todos os seus perfis a fim de não potencializar o problema.
Recebeu um comentário negativo de algum paciente? Não o apague, pois isso pode gerar irritação na pessoa que escreveu. Você tem a opção de ocultá-lo (se estiver no computador, clique na seta localizada ao lado dos comentários e escolha a opção ocultar. No celular, basta manter o comentário pressionado que a opção ocultar irá aparecer.) Assim apenas a própria pessoa e os amigos dela irão ver o comentário. Responda que irá conversar com o paciente no privado e, de preferência, ligue você mesmo para ele para entender o que aconteceu e se desculpar.
Coloque-se no lugar da pessoa, demonstre empatia e nunca desmereça o que a pessoa está relatando antes de saber o que realmente ocorreu.
Por fim, lembre-se que a crise pode ocorrer em qualquer um que tenha um perfil na rede social, mesmo perfis fechados. Se algum dos seus seguidores em perfil fechado não gostar da sua postura, poderá printar seu conteúdo e compartilhar denegrindo sua imagem.
Com a crise em andamento, é preciso analisar adequadamente toda a
situação a fim de verificar quais medidas devem ser adotadas e evitar que elas
se repitam. Se sentir dificuldade, busque auxílio de uma agência para evitar
danos irreparáveis ao seu nome, que levou anos para ser construído. Estamos à
disposição para ajudá-lo.
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