Agora que você já tem um perfil no Instagram e no Facebook,
fique atento para o seu planejamento de contenção de crises. Sim, estar
preparado para gerenciar uma crise em um perfil médico é o primeiro passo para
se ter segurança quanto à sua imagem na rede.
Veja mais: Gerenciamento de crise em mídias sociais médicas: como evitar
Pela experiência que temos na administração e consultoria a médicos e instituições de saúde em situações de crise, elencamos os piores erros que se pode cometer na hora do gerenciamento de uma crise on-line. Esses erros podem até potencializar a crise, então nunca os cometa.
- APAGAR O POST – a pessoa que fez o comentário que
gerou toda a crise vai ficar possessa e isso será como jogar combustível no
fogo! Coloque-se no lugar da pessoa, responda com educação e a encaminhe para o
inbox.
- MENTIR – para uma boa condução da situação, ser
transparente, sincero e verdadeiro é muito importante. Ao mentir, você perde
credibilidade e aí manejar uma crise se torna mais complicado.
- MINIMIZAR A SITUAÇÇÃO SEM TER EMPATIA – se para a
pessoa que causou a crise o fato gerador foi ruim, nunca tente minimizar a
situação. Coloque-se no lugar dela e entenda quais efeitos essa crise gerou na
pessoa.
- NÃO RESPONDER – talvez esse seja o pior erro! Não
responder uma crítica! Por quê? Porque o silencio já é uma resposta. Você não
esclarece para os demais que estão vendo a situação o que aconteceu e isso pode
levar as pessoas a crerem que o reclamante tem razão. E o reclamante com
certeza ficará ainda mais raivoso por não ter qualquer atenção à sua
reclamação.
- DEMORAR A RESPONDER – as redes sociais têm um
potencial enorme de amplificar situações e gerar desgastes enormes. Então o
quanto mais rápido e sensata for sua resposta, melhor.
- AMPLIFICAR A SITUAÇÃO – sendo uma crise pequena a
média não se cria um novo post para comentar o fato e sim responde-se ao
comentário maldoso apenas. Mas sendo uma crise alastrada para várias redes
sociais, jornais etc., é preciso apresentar um posicionamento oficial.
- LEVAR DE UMA REDE PARA OUTRA – a crise está no
Instagram? Então não vai fazer um post no Facebook para se justificar. Mantenha
a crise apenas na rede na qual ela começou.
Está pensando em criar sua rede social profissional? Conte
com nosso apoio e experiência para ajudá-lo nesse processo.
Assista à nossa live no Instagram sobre Gerenciamento de crise nas redes sociais.
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