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Posicionamento X polêmica: como o médico deve proceder nas redes sociais?



Posicionar-se faz toda a diferença para o seu perfil nas redes sociais, uma vez que o diferencia dos demais e faz ser lembrado pelo paciente como uma autoridade, seja na sua área de atuação, seja em outros assuntos inerentes às suas vivências. 

Porém é preciso ter muito cuidado ao se posicionar, sobretudo em temas que vão além da sua área de atuação na medicina. Comentar sobre novos procedimentos, descobertas científicas ou decisões que impactam na saúde de seus pacientes é primordial e você tem conhecimento de causa para emitir uma opinião. 

No clima de que “é preciso ter opinião para tudo nas redes sociais”, você pode colocar em risco a sua reputação ao se sentir tentado a se posicionar sobre temas polêmicos, que vão desde igualdade de gênero até questões políticas, como ser a favor ou não de um impeachment ou de determinado político.

Médico e questões ideológicas

Você não é obrigado a falar sobre tudo, especialmente se não conhece bem aquele assunto, mesmo que todo mundo esteja postando. 

Por exemplo, não se sinta pressionado a escrever “xs alunxs” se seu perfil não tem uma preparação completa e complexa para lidar com questões de gênero em todos os aspectos, desde publicações, identidade visual e abordagem 360 da temática.  

Querer entrar em uma questão complexa por “moda” pode trazer questionamentos tanto dos movimentos que atuam nessa causa como daqueles que não concordam com a pauta.  

Se você tem bagagem e autoridade para lidar com determinado tema, esteja preparado para sustentar sua posição perante o público. Por exemplo, se você é um médico negro e, além de se sentir confortável, tem um público que quer discutir questões raciais, o faça, porém, com muito estudo, leituras e se possível tenha uma assessoria sobre a temática. 

Questões políticas ou tratativas de dogmas religiosos devem ser evitados. Você pode não gostar e até repudiar uma linha política, pode ter uma crença de fé pessoal, mas seu paciente pode não ter a mesma percepção. Se seu posicionamento agride ou pode trazer desconforto, guarde para si. Imagine perder consultas por uma crença pessoal! 

A página do outro não é terreno livre

Também fique atento ao que você comenta e curte. Mesmo que não seja em seu perfil, sua opinião sobre temas polêmicos, mesmo em outras páginas, pode ter um custo à sua imagem. 

Como forma de evitar prejuízos, se não houver conhecimento efetivo de pautas sensíveis, você deve buscar se posicionar da forma mais neutra possível em assuntos polêmicos ou que causem desconforto, respeitando os diversos perfis de pacientes. 

Vale lembrar que não é indicado usar seu perfil profissional para brigar com marcas e empresas. Se o fizer, faça de forma elegante, educada e com o intuito de engajar seu público na sua causa. Ou seja, se alguma marca/empresa lhe causou prejuízo ou faltou com o respeito, conte a história, mas tenha provas sobre isso, porque defensores dessa marca podem vir ao seu perfil defendê-la e criticá-lo.

Maria Amélia Saad, jornalista, assessora de imprensa e social media da Vithal 



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