Qual a importância de uma assessoria de imprensa para o médico?
Segundo o último censo do Conselho Federal de Medicina (2020), o Brasil tem cerca de meio milhão de médicos. Com o crescente aumento da concorrência, é essencial se destacar e se diferenciar entre os seus pares. Concorda? E aí entra o importante trabalho da assessoria de imprensa na construção e reputação da sua marca, ou seja, do seu nome.
A assessoria de imprensa vai ajudar o médico em mais do que ser entrevistado por um jornalista, vai auxiliá-lo a se tornar autoridade na sua área, referência em determinado assunto.
Além disso, conhece as regras para publicidade médica e poderá orientá-lo a não infringir nenhuma norma do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Sua credibilidade vai sendo construída à medida que a fonte você se torna um porta-voz de uma determinada área ou de um assunto específico. E assim vai ampliando a sua autoridade e credibilidade naquela área.
Quantos infectologistas alavancaram suas carreiras nacionalmente com a pandemia estando todos os dias nos jornais?
O segredo de um bom resultado do trabalho da assessoria de imprensa está na parceria entre o cliente e a agência. É essencial sugerir conteúdos interessantes para que a assessoria possa trabalhar na imprensa, conteúdo relevante que desperte a atenção do jornalista, embasado em dados e estudos. Sem essa dedicação a agência fica de mãos atadas para trabalhar.
Fique tranquilo, pois a assessoria de imprensa vai ajudá-lo a selecionar o que pode ser interessante. Mas uma técnica inovadora na sua área, um estudo publicado em um periódico internacional e que possa ser linkado à realidade brasileira, uma pesquisa que mostre o cenário de alguma doença no Brasil são alguns exemplos de assuntos relevantes.
Definida a pauta, a assessoria vai produzir um press release e entrar em contato com jornalistas do segmento de saúde para explicar a relevância daquele tema.
E quando um veículo de comunicação se interessa em fazer a pauta, entra em ação o especialista.
É muito importante que o médico esteja disponível para conversar com o jornalista, que o atenda no horário combinado para a entrevista, que não converse com o repórter querendo despachá-lo porque tem outro compromisso logo em seguida.
Dê atenção ao jornalista, tire todas as suas dúvidas, explique de forma clara, sem jargões médicos, certifique-se de que ele entendeu o assunto. E, caso a matéria seja escrita, nunca peça para ler o texto antes, pois isso pode demonstrar que não confia no repórter. Esses pontos serão um diferencial para o jornalista lembrar o seu nome quando precisar de uma fonte novamente naquele tema.
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Sim. Mas lembre-se que esse é um processo que não acontece do dia para a noite. É ao longo da sua trajetória em entrevistas na imprensa que você vai conquistando seus potenciais pacientes.
Você concedeu uma entrevista? Provavelmente quem estiver interessado em saber mais sobre aquele tema vai buscar na internet pelo seu nome. Aí é importante você ter uma rede social estruturada, um site e até mesmo um blog.
Imagine que um potencial paciente procure o seu nome e não encontre nada sobre você na internet... Por isso é recomendado que o trabalho de assessoria de imprensa seja associado ao de marketing digital, com o compartilhamento nas suas redes sociais das matérias nas quais você é fonte.
Outro ponto positivo de ser citado ou entrevistado por grandes veículos da imprensa é que isso pode ajudar a aumentar a audiência dos seus canais digitais (site, blog e redes sociais) devido à busca no Google. Uma pessoa ao buscar por determinada doença na internet pode ler/assistir a matéria no qual você foi fonte e assim irá pesquisar sobre o seu nome e chegará ao seu perfil nas redes sociais.
Entendeu a importância da assessoria de imprensa para que você possa se tornar autoridade na área médica?
Veja as vantagens em se ter uma assessoria de imprensa.
Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.
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