Uma das melhores formas de engajar e ter novos seguidores no seu perfil no Instagram é através das lives. Quando você está ao vivo em uma live, o Instagram notifica todos os seus contatos e coloca a sua transmissão em destaque, sendo o que primeiro se vê na aba de stories.
Se você
ainda não fez, tem vontade, mas não sabe como começar, nós preparamos um guia
simples e efetivo de como realizar lives interessantes e que vão engajar o
público.
- Pense em
um assunto que você tem domínio e gostaria de abordar e quais seriam as pessoas
ideais para conversar sobre o tema com você. Lives com mais pessoas fazem com
que quem não te segue, mas segue seus convidados, te conheçam.
- Ao
acertar tema e convidado da live, divulgue a data e horário com seus
seguidores. Marque seu convidado, incentivando-o a compartilhar sua publicação
com os seguidores dele (o que ajuda na divulgação do seu perfil e pode render
novos seguidores).
- Use a
contagem regressiva dos stories para que as pessoas interessadas agendem o
horário.
- Faça um
roteiro antes com as mensagens-chave que você quer compartilhar. Isso ajudará
muito a construir a narrativa.
- No dia da
live, certifique-se de que o seu sinal de internet está adequado. As lives são
feitas pelo celular.
- Prepare o
cenário: um ambiente com iluminação adequada (evite lugares escuros ou claros
demais, se for preciso utilize uma ring light), silencioso e com o fundo organizado
são fundamentais.
- Seja
simpático: converse com o público, sorria e seja gentil.
- Faça
perguntas e responda o que público pergunta nos comentários.
- É importante manter a constância e procurar agendar as lives sempre no mesmo dia da semana e horário para criar uma programação com o seu público.
Leia também: Por que evitar o mediquês nas suas entrevistas?
1: vá aos stories
2: selecione “ao vivo”
3: selecione “transmitir ao vivo”
4: Ao encerrar a live, você terá três opções: salvar o vídeo no seu aparelho; descartar o vídeo; compartilhar a live nos seus Stories por 24h. Não esqueça de salvar, para que a sua transmissão fique disponível no feed.
- DICA
IMPORTANTE: Os 15 primeiros segundos é o que ficará salvo no seu feed, então
nesse tempo é importante falar por que quem está vendo aquele vídeo não pode
deixar de assisti-lo, mesmo que ainda não tenha ninguém na sua live!!
É normal
que no início apareçam poucas pessoas, porém não desanime! Com a constância, os
resultados e o engajamento melhoram.
Leia também: Por que o médico deve ter um perfil nas redes sociais?
COMPARTILHE: |