O curso de Media Training hoje em dia é fundamental para o médico ou profissional de saúde não só para aprenderem a falar com a imprensa, mas também com o público por meio de suas redes sociais.
Antigamente, apenas grandes empresas contratavam esse treinamento de porta-vozes para capacitar seus líderes a dar entrevistas e não ficar em saias justas. Mas com a possibilidade de hoje você mesmo criar seu canal de notícias, o Media Training deve estar na sua lista de prioridades de aprimoramento.
Conceder entrevistas ou gravar vídeos para o público envolve uma série de fatores que você deve saber. De acordo com o Manual de Publicidade Médica do CFM, o médico deve educar o paciente sobre saúde, então sua entrevista deve sempre ter o cunho informativo e nunca de autopromoção.
Algumas expressões são proibidas de serem usadas, tais como: “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” ou outras similares.
O Media Training é, como o nome diz, um treinamento de como falar com a imprensa. Nele, ajudamos você a aperfeiçoar a sua comunicação com o objetivo de torná-la clara, direta e assertiva. Pontuamos seus pontos fortes e mostramos o que é preciso melhorar.
Dar uma entrevista é uma oportunidade única, mas se você não estiver preparado, isso pode se tornar um desastre para o seu nome, da sua clínica, hospital ou instituição.
É preciso pensar em todas as interpretações que sua fala pode ter, principalmente se você atua em área sensível ou está administrando uma crise.
Ter o apoio de uma assessoria de imprensa para orientá-lo em suas entrevistas e poder filtrar matérias que não sejam boas é um ponto a se pensar.
Afinal, se você ainda não é conhecido dos jornalistas, será difícil ser convidado para uma entrevista, e a assessoria fará esse papel de apresentá-lo aos repórteres da sua área.
São três os principais pilares para uma boa entrevista. Anote:
Saiba profundamente sobre o tema que será abordado. Esteja com dados, estudos e as últimas atualizações do tema na ponta da língua. Afinal, você não quer ser perguntado sobre algum detalhe que desconheça e passar uma impressão de despreparado, não é mesmo?
Falar em off é achar-se amigo do jornalista e confidenciar a ele algo que você não quer que saia na matéria. Saiba que isso pode virar o furo de reportagem dos sonhos do jornalista. Portanto, se tem uma informação que não pode ser “vazada”, não comente.
Você fala mesmo calado, sabia? Balançar para um lado e outro pode aparentar desconforto com o tema; olhar para cima, desconhecimento sobre o assunto; não olhar nos olhos do entrevistador pode significar insegurança, falta de preparo, timidez, mentira e falta de precisão. Está vendo como é preciso treinar?
Saiba como se vestir para uma entrevista neste artigo: Como o médico deve se vestir para uma entrevista na TV?
Sim, há algumas faltas graves que podem colocá-lo na geladeira de fontes do jornalista de saúde. E saber o que você não deve fazer de errado é o caminho para ter sucesso como fonte. Listamos alguns desses erros imperdoáveis:
O treinamento de comunicação para médicos se torna fundamental nos dias de hoje, quando todos podem ter seus próprios canais de divulgação, como seus perfis nas redes sociais. De acordo com a Internet World Stats, o Brasil tem 160 milhões de usuários de internet e 151,3 milhões de usuários do Facebook.
Assim, não acredite estar blindado na rede social, que ninguém está vendo, que seu perfil é fechado... se alguém não gostar do que vir, vai printar! E isso vai, sim, virar matéria em jornal.
Lembra do caso dos estudantes de medicina do Espírito Santo que fizeram uma pose obscena e postaram nas suas redes sociais achando-se protegidos? Lembre esse caso aqui.
E esses casos delicados não se restringem a estudantes. Um médico em Campinas debochou da forma como um paciente falou pneumonia (peleumonia) e postou nas redes sociais. Relembre esse caso aqui.
Seu perfil nas redes sociais é o seu cartão de visitas. Seja ele aberto ou fechado. Tudo o que for postado deve ser muito bem pensado e o filtro do bom senso deve ser alto.
Como você, médico, é sua própria marca, zelar por esse patrimônio é importante. Então se não sabe como usar as redes sociais para promover seu nome, nem crie um perfil! Ou crie apenas para observar os demais.
Leia mais: Posicionamento X polêmica: como o médico deve proceder nas redes sociais?
Enfim, o treinamento de mídia vai lhe abrir as portas para uma comunicação mais clara, objetiva e assertiva. Aproveite para aplicar os ensinamentos na sua oratória não só com a imprensa, mas também com o paciente, seja presencialmente ou nas redes sociais.
Quer fazer Media Training? Contate a equipe da Vithal Comunicação por WhatsApp.
COMPARTILHE: |